Cartão Postal

Cartão-Postal

O cartão-postal ou apenas postal surgiu no século XIX, e fazia sucesso para as pessoas enviarem por correio aos amigos e familiares uma pequena mensagem com a foto dos locais de quem estava visitando, geralmente de pontos turísticos ou de paisagens naturais. Tempos em que não havia a tecnologia da internet e dos celulares. Mesmo assim ainda é utilizado, mas com menos frequência, uma maneira de lembrar e colecionar, em formato de papel.

O cartão-postal dos bens tombados pela Coordenação do Patrimônio Cultural, segundo a Lei Estadual nº1211/53 é uma das formas de divulgar estes importantes patrimônios culturais localizados em diferentes regiões do nosso Paraná, desde o litoral até o terceiro planalto. A primeira série que aqui disponibilizamos contem dez bens culturais tombados, entre edificações; monumentos artísticos, centro histórico e paisagem natural. Uma maneira de conhecer uma parcela da história regional, preservando esses legados e trazendo a tona outros tantos patrimônios que fazem parte do território paranaense.

O cartão-postal se constitui em uma das formas de divulgação dos bens culturais. Esses cartões oferecem além da imagem fotográfica, um pouco da história de cada um desses bens, como edificações religiosas, civis, militares; centros históricos; sítios arqueológicos, geológicos; acervos museológicos, entre outros, que abrangem desde o litoral até o terceiro planalto paranaense.