Obra de Restauro


As obras de restauro são apropriadas aos bens tombados e aos bens patrimoniais de grande significância.

São monumentos já classificados e estudados por instituições de proteção ao patrimônio.

As intervenções admissíveis nesses bens ou imóveis estão definidas nas normativas de uso, estabelecidas a partir dos processos de tombamento ou de proteção e preservação especiais.
Deve ser consultada a normativa de uso e a instituição afim para o conhecimento das orientações específicas e a autorização para as intervenções.

INFORMAÇÕES QUE COMPÕEM OS DOCUMENTOS A SEREM ELABORADOS:

OBRA DE RESTAURO - FASE DE LEVANTAMENTO

DOCUMENTO

INFORMAÇÃO

escala

 

Planta de localização

 

Edifício em relação à cidade – acessos, orientação, etc.

Identificação dos demais edifícios de interesse histórico ou artístico da área.

1:1000 ou 1:500

Planta de situação

Locação da edificação com relação ao terreno, áreas do terreno, da construção e projeção do edifício, cotas de nível, perfis do terreno, representação de jardins, especificação das espécies e caminhos, locação dos pontos de referência das fotografias.

1:200 ou 1:100

Planta de implantação

Quando for o caso de a área do lote ter muitos detalhes para a representação de jardins, especificação das espécies e caminhos, etc.

1:100 ou 1:75

Planta baixa de cada nível

Dimensões externas: medidas em série e totais. Dimensões internas: medidas de lado e diagonais dos espaços, espessura das paredes e amarração dos vãos. Codificação de todos os detalhes construtivos: portas, janelas e vãos, seteiras, altares etc. Representação de escadas com numeração dos degraus e dimensionamento. Indicação do tabuado do piso e do forro. Projeção de clarabóia, coro, caixa d’água, beirais etc. Identificação dos materiais construtivos, adotando-se convenções para alvenarias (pau-a-pique, adobe, taipa etc.) e demais elementos. Denominação dos espaços.

1:50

Cortes

Cotas de pés-direitos, piso-a-piso, espelhos, guarda-corpo, banheiro, vergas, cimalhas internas.

Dimensionamento de peças do telhado e dos beirais.

Representação exata da armação das tesouras e de demais peças.

Altura de vergas, vãos, peitoris, cimalhas, barras e outros elementos.

Indicação do tipo e da cor da pintura das alvenarias, esquadrias etc.

1:50

Elevações e Fachadas

Representação de todos os elementos arquitetônicos. Caimentos de ruas e ou terrenos. Especificação do tipo e da cor das alvenarias e esquadrias, bem como dos demais materiais de acabamento.

1:50

Planta de cobertura

Limite da edificação em tracejado.

Limite da cobertura em linha cheia.

Dimensão dos beirais.

Sentido das declividades.

Representação de calhas, condutores, rufos, rincões, chaminés etc.

1:100

Detalhes

Adotar a mesma codificação usada em planta. Todos os detalhes devem estar cotados e especificados quanto ao tipo de material e pintura (tipo e cor).

1:10 ou 1:5

  

 

 

DOCUMENTO

INFORMAÇÃO

Registro fotográfico

As fotografias internas e externas devem ser numeradas de acordo com indicação em planta, contendo o nome do monumento, o número de ordem, o número total, além de ser datadas.

Pesquisa histórica, arquivística e bibliográfica:

Descrição e análise tipológica e arquitetônica. Análise do contexto.
Prospecção arquitetônica:

 

Prospecções murárias:

 

deverão ser identificados vãos que tenham sido fechados, estrutura da cobertura, alteração dimensional dos vãos e elementos construtivos estranhos à tipologia arquitetônica do imóvel, materiais de construção utilizados e estado de conservação.

 

Prospecções pictóricas:

 

deverão ser identificadas cor e pintura originais de paredes, portas, janelas e dos elementos decorativos; pinturas decorativas dos forros e das paredes.
 

 


 

OBRA DE RESTAURO – FASE DE DIAGNÓSTICO

  
O Diagnóstico deve incluir os seguintes elementos:

DOCUMENTO

INFORMAÇÃO

Estrutura:

Deve ser avaliado o comportamento do edifício, bem como a capacidade de carga dos elementos componentes, com identificação dos problemas de estabilidade e suas causas determinantes. Trincas, rachaduras, recalques e demais patologias construtivas deverão ser avaliados e indicados em plantas, cortes e avaliações.

Componentes:

Devem ser feitas considerações sobre o estado geral da edificação, localizando alvenarias, revestimentos, pisos, forros, cobertura, esquadrias e ferragens, pintura, além de outros detalhes, com indicação do grau de deterioração das peças e das respectivas causas, em todos os espaços. Devem ser localizados e indicados em planta os pontos com umidade, bem como identificadas as respectivas causas. Nas peças de madeira devem ser tomados cuidados especiais para identificar e localizar indícios de deterioração por apodrecimento e ataque por insetos xilófagos. Nesse caso, devem ser localizados os focos, identificados os insetos e indicada a forma adequada para a erradicação.

 

Elementos integrados
Deverão ser avaliados os graus de deterioração dos elementos, com identificação das respectivas causas.

 

 


 

OBRA DE RESTAURO - FASE DE PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

O Projeto de Intervenção deve conter os seguintes documentos:

DOCUMENTO

INFORMAÇÃO

Projeto Básico de Intervenção

Memorial Descritivo, na fase de Projeto Básico, corresponde à compilação dos textos que contêm a Proposta de Intervenção e a Proposta Técnica.

Proposta de Intervenção

abrange as soluções referentes a substituição, retirada e/ou introdução de elementos, estabilização estrutural, adaptação ao novo uso, iluminação externa e interna, saneamento etc. Para essas propostas, devem ser observados os princípios enunciados em documentos internacionais sobre restauração e conservação, considerando-se especialmente o monumento objeto da intervenção.  

Proposta Técnica

Quando da intervenção nos elementos integrados, devem ser apresentadas propostas de técnicas e especificação dos materiais a serem utilizados, com a seqüência cronológica de trabalho, através de consulta a profissionais especializados.