Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná leva seu trabalho à UFMG no 33º Simpósio Nacional da ANPUH 23/07/2025 - 09:16

A Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná (CPC) marcou presença no 33º Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH), realizado entre os dias 13 e 18 de julho de 2025, nas dependências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Com o tema “Os (des)confortos da História e os futuros do Ensino de História”, o evento reuniu pesquisadores de todo o Brasil em uma intensa troca de saberes, experiências e perspectivas sobre o fazer histórico.

Representando a CPC, a historiadora Kalani Pampuch Camargo Machado, residente técnica da instituição, apresentou a comunicação oral intitulada “A padronização de Processos de Tombamento como requisito para a difusão do conhecimento no Acervo Documental da Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná”. A fala integrou o Simpósio Temático conjunto ST 020: Arquivos, Centros de Documentação: Educação Patrimonial e História Pública / ST 125: Patrimônio Cultural, História e Arquivos: Balanços, Desafios e Novos Olhares para os Acervos.

A apresentação trouxe à tona parte do trabalho desenvolvido por Kalani nos setores de Acervo, História e Educação Patrimonial da CPC. A pesquisa analisou os Processos de Tombamento como elementos fundamentais para a preservação da memória e valorização do patrimônio cultural paranaense, com foco na sistematização e padronização desses documentos como ferramenta de difusão de conhecimento.

“Levar o trabalho desenvolvido na CPC para um evento nacional desse porte foi, além de uma honra, uma oportunidade de apresentar o que tem sido feito dentro da instituição e que, muitas vezes, permanece invisibilizada, mesmo dentro da própria área do patrimônio. Foi gratificante mostrar a força e a relevância desse acervo, para pesquisadores e profissionais de todo o Brasil”, relata Kalani.

A participação no evento também foi um marco importante para a Residência Técnica em Gestão Cultural, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Kalani integra a segunda turma do programa e destaca a importância da iniciativa como espaço de formação e pesquisa aplicada. A presença da CPC no Simpósio Nacional da ANPUH representa não apenas o reconhecimento da qualidade das pesquisas realizadas internamente, mas também reafirma o compromisso da Coordenação com a formação, à valorização do patrimônio cultural e a inserção ativa no debate nacional sobre memória, arquivos e educação patrimonial.

 

Quer conhecer um pouco do nosso Acervo, sobre a Coordenação do Patrimônio Cultural ou sobre a Casa Gomm? Saiba mais em:

 

GALERIA DE IMAGENS