Oratório de São Carlos Borromeo - Almirante Tamandaré

Colônia Gabriela - Taboão

Proprietário: Particular - Mitra Diocesana de Curitiba

Outras denominações: Oratório da Estrada da Cachoeira

Se nos reportarmos à Baixa Idade Média europeia, temos que pensar num mundo agrícola regido pelo ritmo das estações, pelos dias santos, pelas badaladas das Igrejas que informavam com seus dobres os acontecimentos importantes e pelas seguidas procissões que pediam desde chuva até a saúde do soberano ou agradeciam por um milagre. Os passos das procissões eram pequenos oratórios, cruzes e uma vasta iconografia religiosa edificada em cada local de parada para descanso e orações. Pequenos oratórios e capelas dedicadas a este ou àquele santo também faziam parte desta iconografia e se tornavam locais de romarias ligadas a um determinado santo e milagre. Mesmo com o advento do mundo capitalista as milenares tradições de um mundo rural cíclico e religioso perduraram como arrasto histórico para os camponeses.
Os imigrantes que vieram para as colônias em volta de Curitiba trouxeram consigo uma forte religiosidade que tornava a igreja o centro social de cada comunidade. As pequenas capelas, os oratórios e “passos” de procissões distribuídos ao longo dos caminhos marcavam os pontos altos de devoção onde as procissões paravam para cultuar um santo ou uma estação da Via Sacra de Cristo .
O Oratório de São Carlos Borromeo foi construído em 1939 numa encruzilhada próxima à Igreja de São Francisco Xavério, na Colônia Gabriela. Quem sugeriu a construção do Oratório aos colonos foi o Padre Natal para que desta maneira agradecessem o fim de uma praga de gafanhotos que nos dois anos anteriores tinham dizimado as lavouras.
Segundo o testemunho do Sr. David Gasparim, o padre fez uma procissão da igreja até a encruzilhada, garantindo que se o povo rezasse com fé os gafanhotos iriam embora. A plantação estava tão carregada de gafanhotos que os galhos pendiam. Ao fim da cerimônia, a nuvem de gafanhotos se foi de uma vez só. O padre, então, pediu ao irmão de David, Primo Gasparim e a Angelo Girardello que fizessem um oratório consagrado a São Carlos, Bom Jesus e à Virgem Maria. Quem deu a ideia ao padre foi um pedreiro de nome Martin Rolenski que também forneceu o projeto.

• Oratório de São Carlos Borromeo - Almirante Tamandaré
    Oratório de São Carlos Borromeo - Almirante Tamandaré - Livro Tombo II - Inscrição 70 - Página 55
    Oratório de São Carlos Borromeo - Almirante Tamandaré