Imóvel situado no Largo Coronel Enéias, 30 - Curitiba

A Casa Romário Martins, assim designada para homenagear um dos principais defensores da história paranaense, é desde 1973 um espaço de exposições voltado ao patrimônio cultural da capital paranaense. A edificação, localizada no Setor Histórico, foi construída no século XVIII, sendo um dos últimos exemplares da arquitetura colonial de Curitiba. Por tal importância, o Estado do Paraná efetivou seu tombamento em 17 de abril de 1971.

Data da Inscrição: 17 de abril de 1971

Município de CURITIBA
Largo Coronel Enéas, 30

Proprietário: Prefeitura Municipal de Curitiba

Outras denominações: Casa Romário Martins

Mapa de Entorno:  Imóvel situado no Largo Coronel Enéias, 30 - Curitiba

Localizada na esquina do Largo da Ordem com a Rua São Francisco. Edificação térrea com telhado em quatro águas, foi construída em alvenaria de pedra para servir de moradia e casa de comércio. Caracteriza-se como o último exemplar da arquitetura do tipo colonial sobrevivente em Curitiba.

Uma casa portuguesa, com certeza. Construída no século XVIII, foi moradia, açougue e armazém de secos & molhados. Desde 1973, restaurada, é o armazém da memória coletiva dos curitibanos.

Atualmente abriga a Casa Romário Martins. Homenagem ao cronista e historiador Alfredo Romário Martins (1874-1948). É, também, um dos marcos do Setor Histórico de Curitiba.

• Imóvel situado no Largo Coronel Enéias, 30 - Curitiba
    Imóvel situado no Largo Coronel Enéias, 30 - Curitiba - Livro Tombo II - Inscrição 29 - Página 24
    Imóvel situado no Largo Coronel Enéias, 30 - Curitiba