Estação da estrada de ferro de Curitiba e viaduto João Negrão sobre a rua de mesmo nome - Curitiba

Inscrição: 56-II
Processo: 57/76
Data da Inscrição: 13 de agosto de 1976

Localização:
Município de CURITIBA
Avenida Sete de Setembro e Rua João Negrão

Proprietário: Particular - Rede Ferroviária Federal S/A

Outras denominações: Ponte Preta

Mapa de Entornos de Bem Tombado:  Estação da Estrada de Ferro de Curitiba e Viaduto João Negrão

HISTÓRICO

Ao iniciar-se, em 1880, a construção da ferrovia ligando Curitiba a Paranaguá, a comissão encarregada dos estudos para a localização da estação ferroviária solicitou à municipalidade a doação do terreno à Companhia Geral de Estradas de Ferro. Como se tratava, porém, de terreno aforado, somente nove anos depois foi o mesmo adquirido. O projeto da estação coube ao engenheiro, de origem italiana, Michelangelo Cuniberti.

Em 1894 o edifício foi ampliado com a construção de mais uma pavimento, obra atribuída ao engenheiro Rudoy Lange. Com a transferência, em 1918, dos escritórios da companhia para outro local, passou o edifício por modificações que incluíram a criação de um salão nobre. Com o desativamento da estação, após a inauguração, na década de 70, da rodoferroviária, foi nela instalado um museu projetado por museólogos da Rede Ferroviária Federal. Construção de dois pavimentos, em alvenaria de tijolo, possui cobertura em duas águas, de telhas francesas, e platibanda abalaustrada. Sua fachada, simétrica, é valorizada no centro da composição pelo soerguimento de um frontão, ladeado por volutas, encimado por tímpano e tendo ao centro um relógio emoldurado por arco pleno. O parâmetro da fachada, a bossagem, tem, com ornamento, pilastras ressaltadas em ponta de diamante. A fachada posterior, mais simples, tem de interesse a estrutura metálica formada por colunas cilíndricas e braços em T, que suportam a cobertura da plataforma.

Próximo, esta localizado o viaduto, tombado juntamente com a estação. A primeira ponte foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1885 e era conhecida como Ponte Rua Schmidlin, porque passava sobre a via assim denominada em homenagem ao proprietário dos terrenos do local. Em época de chuva, transformava-se a área em um lodaçal, o que motivou o soerguimento da ferrovia e a construção do viaduto. Com o aumento do tráfego ferroviário foi construída outra, inaugurada em 1944, com estrutura metálica, importada dos Estados Unidos, e montada sob a supervisão do seu projetista, o engenheiro Oscar Machado da Costa. Conhecida como “Ponte preta”, devido à cor com que por muitos anos foi pintada, esse viaduto foi desativado nos anos 70 devido a inauguração da rodoferroviária.

Apoiada em pilares de cantaria, sua estrutura principal compreende três vigas, com altura variável – 2,50m nos apoios e 1,520m no centro do vão, com contrapesos formados por blocos de concreto armado destinados a reduzir os momentos no vão central. O comprimento total da ponte é de 32,893m, sendo que o vão central possui 21,285m e os laterais 5,804m. A distância entre as vigas principais é de 5,0m. Em 2012 a ponte foi restaurada.

 

 
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  • Estação da estrada de ferro de Curitiba
    Viaduto João Negrão sobre a rua de mesmo nome - Curitiba
    Estação da estrada de ferro de Curitiba e viaduto João Negrão sobre a rua de mesmo nome - Curitiba - Livro Tombo II - Inscrição 56 - Página 44
    Estação da estrada de ferro de Curitiba
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    Viaduto João Negrão sobre a rua de mesmo nome - Curitiba
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