Estação Ferroviária Marques dos Reis - Jacarezinho
Inscrição: 129-II
Processo: 01/97
Data da Inscrição: 10 de outubro de 2000
Localização:
Município de JACAREZINHO
Bairro Costa Júnior – Distrito de Marques dos Reis
Proprietário: Particular - Rede Ferroviária Federal S.A.
HISTÓRICO
A estação em alvenaria de 1937 constitui um marco da história econômica e social do Norte Pioneiro, quando a economia cafeeira paranaense avançava no cenário nacional. Considerada um patrimônio histórico, a Estação Ferroviária de Marques dos Reis foi tombada pelo Estado do Paraná em 10 de outubro de 2000.
A história de Marques dos Reis, distrito do município de Jacarezinho, está intimamente ligada a implantação da estrada de ferro e a construção da estação ferroviária nesta localidade. De acordo com o pesquisador Thomaz Aimone, para que a estação fosse construída, foi desapropriada uma área da Fazenda São Francisco:
“(...) raros ranchos existiam. (...) terminada a construção do leito da linha, os empregados da Rede resolveram residir às margens do rio Paranapanema por ser muito piscoso, e aí construíram seus casebres. (...) com o desenvolvimento de Marques dos Reis a Cia. Melhoramentos Norte do Paraná resolveu logo lotear as terras próximas à Estação Ferroviária”. (AIMONE. 1975: 12).
De acordo com o Relatório da R.F.F.S.A., a inauguração oficial dessa estação ocorreu na data de 22 de janeiro de 1937, sendo aberta ao tráfego de mercadorias em 9 de junho do mesmo ano.
Legislação e principais acontecimentos ligados a estrada de Ferro Paranapanema:
1911 - Decreto n.º 8.815 de 05/07/1911 – Aprovação dos estudos para a construção da Estrada de Ferro Paranapanema.
1912 - Início da construção da Ferrovia: a obra estacionou no Km 60. Trecho trafegável de Jaguariaíva a São José, com 52 quilômetros.
1917 - Reinício da construção da Ferrovia, em cumprimento a Lei 3.232.
1919 - 01/01/1919: inauguração do trecho de São José a Wenceslau Braz, com 17 quilômetros.
1919 - 15/08/1919: Wenceslau Braz a Siqueira Campos, com 30 Km.
1923 - 13/05/1923: Siqueira Campos a Quatigá, com 24 Km.
1923 - 07/09/1923: Quatigá a P. Getúlio (hoje Joaquim Távora), com 11 Km.
1926 - 04/10/1926: Joaquim Távora a Cons. Zacarias, com 18 Km.
1927 - 31/08/1927: Platina a Guimarães Carneiro, com 14 Km.
1928 - 07/09/1928: Cons. Zacarias a Platina, com 8 Km.
1930 - 05/10/1930: Guimarães Carneiro a Jacarezinho, com 16 Km.
1937 - 15/06/1937: Jacarezinho a Marques dos Reis, com 20 Km.
1942 - Decreto-Lei n.º 4.746 de 25/09/1942: incorporação, sob forma autárquica, as ferrovias construídas nos Estados do Paraná e Santa Catarina, sob a denominação Rede de Viação Paraná – Santa Catarina (R.V.P.S.C.).
1957 - Lei n.º 3.115 de 16/03/1957: incorporação da Rede de Viação Paraná – Santa Catarina para a Rede Ferroviária Federal S.A. (R.F.F.S.A).