Cine Teatro Luz em União da Vitória

O Cine Teatro Luz em União da Vitória é uma peça central na vida cultural local. Sua história remonta a 1947, quando o prefeito José Cleto isentou impostos para construção de prédios para cinema e teatro na cidade. Em 17 de dezembro de 2003, foi tombado e agora, após um período de readaptação, retoma suas atividades cinematográficas em dias específicos, mantendo-se como um ponto crucial para as artes cênicas e visuais da região.

Processo: 03/2001

Data da Inscrição: 17 de dezembro de 2003

Município: União da Vitória
Rua Carlos Cavalcante, 120, 124 e 130

Proprietário: Prefeitura Municipal de União da Vitória

Em janeiro de 1947, o então prefeito José Cleto sancionou lei, isentando por 5 anos quem se propusesse a construir um prédio para cinema e teatro na cidade. Em 1950, a Empresa Cine Diversões Ltda., propôs a exploração do setor, adquirindo terreno para este fim à Rua Dr. Carlos Cavalcanti. A edificação coube a construtora de José Isfer e de Gino Strobino. O forro, em artex, foi confeccionado pela Marcenaria e Carpintaria de Irmãos Bazzo e Cia. E as poltronas, obra de Ferdinando Klaus Moeke. A inauguração se deu em 06 de outubro de 1951, com seus 1600 lugares insuficientes para acomodar o público. Após 38 anos de funcionamento, em 1989, o Cine Luz encerrou suas portas para a 7ª arte. Alguns meses depois foi readaptado para convenções, e hoje, volta as atividades cinematográficas em dias preestabelecidos.

• Cine Teatro Luz em União da Vitória
    Cine Teatro Luz em União da Vitória - Livro Tombo II - Inscrição 141 - Página 133
    Cine Teatro Luz em União da Vitória