Casa do Visconde de Guarapuava
A casa é uma das referências históricas da colonização dos Campos de Guarapuava. Patrimônio cultural tombado pelo Estado do Paraná em 18 de janeiro de 1974.
Inscrição: 42-II
Processo: 43/74
Data da Inscrição: 18 de janeiro de 1974
Localização:
Município de Guarapuava
Rua Pinheiro Machado - Praça 19 de Dezembro
HISTÓRICO
Supõe-se que essa casa foi construída na primeira metade do século XIX. Dados precisos sobre sua origem não são conhecidos. O interesse maior sobre ela é o fato de ter sido residência de Antonio de Sá Camargo, visconde de Guarapuava, ilustre nome da vida pública paranaense, nascido em 1807 na cidade de Palmeira e falecido nessa casa no ano de 1896. Fazendeiro abastado, contribuiu para o desenvolvimento da região, auxiliando empresa pioneira de navegação do Rio Iguaçu, além de funcionar obras sociais e culturais em Guarapuava e na capital. Pelos serviços prestados ao Paraná, pelos cargos públicos exercidos e pelo apoio financeiro e político dado ao governo imperial durante a Guerra do Paraguai, foi agraciado com o título de barão e, mais tarde, com o de visconde.
Trata-se de uma edificação modesta implantada à frente do terreno e de características luso-brasileiras: paredes de alvenaria de pedra e cobertura em telhas canal com “beira seveira” na fachada principal. Os vãos de portas e janelas possuem algumas vergas retas, e outras de arco abatido. Atrás da casa existem as ruínas de parede de alvenaria de pedra de antigo anexo, de finalidade desconhecida.