Antigo edifício Fórum da Comarca de Ponta Grossa

Inscrição: 105-II

Processo: 14/90

Data da Inscrição: 03 de novembro de 1990

Localização
Município: PONTA GROSSA
Rua Engenheiro Schamber, 654

Proprietário: Governo do Estado do Paraná (cessionária: Fundação Universidade Estadual de Ponta Grossa)

HISTÓRICO

Da inauguração do prédio em 1928, até 1982, ali funcionou o Fórum de Ponta Grossa. A partir de então passou a abrigar o Museu Histórico da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

O projeto se deve a Ângelo Lopes, a construção a Paulo Ferreira do Valle, a carpintaria a Roberto Amadio e o acabamento externo das fachadas aos mestres Rodolpho Roedel e os irmãos Max e Alberto Wosgrau. Ocupando terreno de esquina, sem recuo das testadas, o edifício ostenta uma fachada trabalhada em massa segundo um vocabulário diversificado, como de praxe no ecletismo em voga na época. Sobreelevado do nível da rua por um soco, o 1º pavimento, com a fachada tratada à bossagem, é ritmado por sequência de vãos com arquivolta, destacando-se entrada com grande porta vazada de ferro.

O pavimento superior apresenta sequência dos vãos idêntica à de baixo, mudando porém a forma para retângulos de cantos curvos. Destacam-se as duas janelas rasgadas abertas para as sacadas sobre a entrada e na esquina. O coroamento é feito por cornija denticulada e platibanda ornamentada com baixos-relevos de desenho geométrico. Destacam-se os frontões que interrompem as platibandas: um triangular, pontuando o eixo da entrada do edifício; e os outros três, curvos nas extremidades e na esquina.

O ritmo das fachadas é marcado por pilastras, sendo que algumas percorrem-nas da base à cornija e outras enquadram só os tramos do pavimento superior. São pilastras com caneluras rasas e capitéis toscanos.

GALERIA DE IMAGENS