Parque Estadual Papa João Paulo II - Curitiba
Inscrição: 21-I
Processo: 012/90
Data da Inscrição: 04 de setembro de 1990
Localização:
Município de CURITIBA
Centro Cívico
Proprietário: Governo do Estado do Paraná
Mapa de Entorno: Parque Estadual João Paulo II - Curitiba
Criado para homenagear a visita do papa polonês João Paulo II, em 1980, constitui-se no memorial da imigração polonesa no Paraná. Como patrimônio cultural do Estado, teve a inscrição de seu tombamento em 04 de setembro de 1990, segundo a Lei n.º 1.211/1953.
HISTÓRICO
A imigração polonesa teve início em 1871, com a fixação de 164 poloneses. Distinguindo-se de outras correntes imigratórias pelo seu caráter eminentemente camponês e por um singular apego às suas tradições culturais, inclusive na agricultura.
O sistema utilizado para as moradias, galpões e paióis, consiste em paredes feitas com troncos, falquejados em quatro faces, dispostos horizontalmente e encaixados nas extremidades. As coberturas em duas águas, com a cumeeira paralela à fachada principal, possuíam originalmente telhado feito com tabuinhas – pequenas telhas de madeira. À medida que se implantaram olarias, foram sendo substituídas por telhas alemãs ou por telhas francesas, como é o caso das construções instaladas no Parque João Paulo II.