Patrimônio Natural

A preservação tem sua importância discutida mundialmente. É tema recorrente em várias esferas da nossa sociedade.

O tombamento de áreas naturais vem ao encontro com essa nova visão preservacionista.

O patrimônio natural compreende áreas de importância preservacionista e histórica, beleza cênica, enfim, áreas que transmitem à população a importância do ambiente natural para que nos lembremos quem somos, o que fazemos, de onde viemos e, por consequência, como seremos.

Quem não tem na lembrança histórias que envolvam a paisagem? Todas estas lembranças fazem parte da nossa história. Perdê-las é, além de dano ambiental irreversível, uma agressão à memória e, acima de tudo, a perda da qualidade de vida.

Algumas referências no Estado do Paraná

♦  Sete Quedaspatrimônio submerso pela represa de Itaipu
♦  Cataratas do Iguaçupatrimônio mundial e Parque Nacional
♦  Vila Velha – bem tombado pelo Estado do Paraná e Parque Estadual
♦  Baía de Paranaguáa segunda maior baía do Brasil
♦  Parque do Guartelá – o terceiro maior canyon do Brasil e Parque Estadual
♦  Mata de Araucária – árvore símbolo do Paraná e Parque Nacional
♦  Mata Atlânticapatrimônio mundial com grande área preservada no Paraná


Unidades de Conservação no Estado do Paraná
 

O Estado do Paraná , além dos bens naturais tombados, possui várias unidades de conservação que podem ser particulares, municipais, estaduais ou federais.

As U.C. RPPNs (reserva particular do patrimônio natural) são unidades de conservação instituídas em propriedade privada ,em nível estadual ou federal, mediante solicitação do proprietário. Ex.: Salto Morato-Guaraqueçaba, Buraco do Padre-Ponta Grossa.

As APAs ( Área de Proteção Ambiental) são U.C. instituídas em nível municipal, estadual ou federal, englobando áreas particulares que serão geridas através de um plano de manejo. Ex.: APA de Guaraqueçaba, APA de Guaratuba, APA de Piraquara.

Os Parques, Estaduais ou Federais são U.C. instituídas pelos governos e tem uma legislação específica .Ex.: Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional de Ilha Grande, Parque Nacional de Superagui, Parque Estadual do Rio da Onça, Parque Estadual de Vila Velha, Parque Estadual das Lauráceas.   

 

Ver informações sobre legislação de proteção ao meio ambiente