Palácio da Liberdade - MIS
Inscrição: 59-II
Processo: 60/77
Data da Inscrição: 20 de junho de 1977
Localização:
Município de Curitiba
Proprietário: Patrimônio da União
Outras denominações: Antigo Palácio do Governo, Museu da Imagem e do Som do Paraná
Mapa de entorno:
O prédio que sediou por muitos anos o governo do Paraná é das poucas edificações oitocentistas que restam na antiga Rua da Liberdade, atual Barão do Rio Branco. Foi construído no último quartel do século XIX pelo engenheiro de origem italiana Ernesto Guaita para seu colega de profissão Ignácio Weiss, a quem se atribui participação na concepção do projeto, foi adquirido em 1890, juntamente com seu mobiliário, pela Fazenda Nacional, passando em 1901 à propriedade definitiva do Estado do Paraná, que ali teve suas sede governamental de 1892 a 1938. Uma das edificações centenárias do Setor Histórico de Curitiba, o antigo Palácio da Liberdade já foi sede do governo e de secretarias estaduais. Desde 1989 passou a ser sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), o segundo mais antigo do gênero no Brasil. Como patrimônio cultural do Estado, teve tombamento efetuado em 20 de junho de 1977.
HISTÓRICO
Das poucas edificações oitocentistas que restaram na antiga Rua da Liberdade destaca-se, pela sua arquitetura , o prédio que sediou por muitos anos o governo do Paraná. Construído no último quartel do século passado pelo engenheiro de origem italiana Ernesto Guaita para seu colega de profissão Ignacio Weiss, a quem se atribui a participação na concepção do projeto, foi adquirido em 1890, juntamente com seu mobiliário, pela Fazendas Nacional, passando em 1901 à propriedade definitiva do estado do Paraná, que ali teve sua sede governamental de 1892 a 1938. Após esta data ali se instalou e permaneceu durante mais de trinta anos a Secretaria do Interior e Justiça.
Assim como as demais obras de Guaita, segue essa casa o ecletismo de gramática neoclássica através do partido simétrico e de um vocabulário greco-romano. Sua implantação, no alinhamento da testada mas afastada dos demais limites do terreno, e seu porte monumental expressam um partido arquitetônico presente, na época, apenas nas edificações mais nobres da cidade.
O acesso principal faz-se por uma porta central, mas lateralmente há dois portões, dispostos nas extremidades da fachada, sendo que o da direitas dá para uma galeria, em arcas, abertas para o quintal. Ladeiam a porta principal e a separam dos portões laterais duas séries de três janelas. A fachada do pavimento superior, originalmente, era perfeitamente simétrica, formada por um conjunto de três portas dispostas entre dois pares de janelas. Atualmente, porém como resultado de uma das inúmeras modificações sofridas pelo monumento, o lado direito do andar superior estende-se pela galeria, ampliando para três os vãos de janelas e rompendo, dessa forma, a simetria da composição. O elemento de destaque da fachada é o balcão de gurda-corpo abalaustrado sustentado por quatro modilhões, para o qual se abre o conjunto de três portas do andar superior,. Seguindo a linha da arquitetura neoclássica, o arremate superior do monumento é uma platibanda, sublinhada por cimalha, vazada por balaustres de massa – similares aos do balcão – e ornamentada por jarros do mesmo material. O parâmetro das paredes externas possui revestimento a bossagem. Todos os vãos externos são arco pleno, possuindo as janelas do sobrado sobreverga em frontão curvo e a do térreo chave de arco ornamentada com “máscara” de figura humana. Quatro colunas de ordem coríntia balizam o conjunto das três portas contribuindo para conferir caráter nobre ao edifício. Internamente a casa foi bastante alterada em sucessivas adaptações de uso. Como ocorreu em prédios contemporâneos, e assemelhados a ele, como o atual Solar do Barão e o Palacete Leão Junior, ou aquelas de mesma autoria, como a câmara Municipal, somente uma restauração poderá trazer a luz acabamentos internos de valor artístico encobertos em reformas insensatas, Contudo, alguns sinas de riqueza de tratamento interno correspondente ao nível da composição do exterior são perceptíveis, como o arco abatido ladeado por colunas coríntias do salão superior, os frisos pintados com motivos florísticos e a escada em dois lances do acesso principal ao pavimento superior.