Obra nova em lote vago

A primeira noção que se tem sobre obra nova é a ocupação de um lote vago e sem maiores recomendações ou restrições.

Considerando essa situação, o lote poderá estar:
- no entorno a um bem tombado
- integrar o centro histórico.

Quando estiver no entorno de bem tombado devem ser seguidas as orientações previstas nas normativas de uso do bem patrimonial, no que se refere a salvaguarda do tombamento.

Quando integrar o centro histórico, a nova edificação terá a função de reintegrar o conjunto arquitetônico no qual está inserido.

 A normativa do centro histórico apresenta as orientações gerais, porém a nova construção será condicionada às características de edificações existentes no entorno do lote vago. 
           
São determinantes as características:
- Número de pavimentos
- Volumetria das construções e coberturas
- Revestimentos e elementos arquitetônicos

A existência ou não de recuo frontal, sacadas, varandas, aguafurtadas, é avaliada em cada localização específica, em análise do conjunto urbanístico local.

INFORMAÇÕES QUE COMPÕEM OS DOCUMENTOS A SEREM ELABORADOS:

OBRA NOVA EM LOTE VAGO - FASE DE LEVANTAMENTO

DOCUMENTO INFORMAÇÃO

escala

Planta de localização Representação da malha urbana: quadras, ruas, lote, acessos, toponímia local, indicação do Norte

Localização de bens tombados nas proximidades (raio 200m) e/ou demarcação do perímetro de tombamento do centro histórico

1:1000 ou 1:500

Levantamento Topográfico
 
Representar os elementos do terreno curvas de níveis- cotas de nível nos vértices das divisas do lote, árvores, restos de construções- destacar os níveis dos terrenos vizinhos

1:200 ou 1:100

Planta de situação
 
Localização e indicação de construções vizinhas: laterais e fundo, dimensões das construções, afastamentos das divisas, cotas altimétricas das coberturas, indicar o grau de proteção das edificações.

1:100 ou 1:200

Planta de Implantação
 
Representação dessa informação será requesitada em caso de maior detalhamento sobre as condições de implantação das edificações vizinhas junto às divisas do lote.

1:100 ou 1:75

Registro fotográfico
 
Visualização das vistas frontais do lote, e a composição das edificações (fachadas) no alinhamento predial Registro de elementos que compõem o terreno (árvore- resto de construções)

Folha A-4

Memória Histórica do terreno Levantamento de dados sobre anteriores ocupações do lote

Folha A-4

ATENÇÃO Levantamento arqueológico Dependente da AVALIAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO DO IMÓVEL pode ser requesitada uma prospeção arqueológica no lote.

1:200 ou 1:100

 


 

OBRA NOVA EM LOTE VAGO - FASE DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA

DOCUMENTO INFORMAÇÃO escala
Planta de situação Localização e indicação de construções vizinhas- laterais e fundo, dimensões das construções, afastamentos das divisas, cotas altimétricas das coberturas, indicar o grau de proteção das edificações. Colocar cotas de níveis em cada vértice das divisas do lote.

1:200 ou 1:100

Planta baixa
de cada nível
 
Representação da planta de cada nível a ser construído (por exemplo: subsolo- térreo- outros pavimentos- sótão). Indicação de todos os elementos constituintes da edificação, sistemas construtivos etc.

1:50

  Cortes

Representação dos desenhos em corte: transversal e longitudinal (elaborados no mínimo um de cada).

Indicar os níveis dos pavimentos, os elementos constituintes da edificação, sistemas construtivos etc.

Representação do perfil natural do terreno em cada um dos cortes

1:50

Elevações/ Fachadas

Desenho das vistas externas da edificação

Especificação dos elementos componentes da fachada, especificação de materiais de revestimento, tipos de pinturas e cores- indicação dos sistemas de aberturas com material e cores

Indicação da localização de equipamentos especiais: ar condicionado - placas solares etc.

Composição da fachada da nova edificação junto às fachadas vizinhas existentes.

1:50

Planta de cobertura
 
Definição da volumetria da cobertura, indicação de caimentos e %, cota de nível da cumeeira, tipo de revestimento, beiral e/ou platibandas, calhas, condutores e outros elementos.

1:100

Detalhes O registro de detalhes específicos da construção: vãos, guardacorpos, muros gradis, mansardas entre outros fica dependente da condição de avaliação do terreno, de esclarecimentos junto à assessoria técnica.

1:10 ou 1:5 1:2

Memorial descritivo da obra Apresentação de relatório final descriminando materiais de construção, revestimentos e outros esclarecimentos sobre a execução das obras.

Folha A-4