Obra de Manutenção e/ou Conservação

São as intervenções de pequeno porte ou dimensão, e voltadas para a correção de pequenos danos, eliminação de interferências e controle na deterioração em piso, telhado paredes, etc.

As obras não devem alterar nenhuma característica da edificação, sendo que o resultado final dos serviços deverão ter resgatadas as condições iniciais do espaço onde tenha havido as intervenções.

A execução dessas intervenções devem ser comunicadas aos órgãos públicos (prefeitura municipal / instituições de preservação do patrimônio) para a devida autorização e liberação dos serviços.

ATENÇÃO: - A execução de obras será autorizada, desde que estas mantenham ao máximo os sistemas construtivos e os materiais de construção originais.

A manutenção de telhados será autorizada desde que não haja a alteração de características como, por exemplo: ponto da cumeeira, inclusão de água-furtada, substituição de revestimento de cobertura, eliminação de elementos construtivos ou decorativos do beirais, etc.

ATENÇÃO: - a cobertura deverá ser mantida na sua volumetria e forma originais

► As intervenções no telhado devem ser executadas por etapas, para a manutenção dos diversos pontos de referência da cobertura (cumeeira, beirais, inclinações ),
► Preservar o sistema construtivo e o material da cobertura (estrutura de tesouras, tipo estrutura do forro no pavimento inferior)
► Conservar o material de revestimento da cobertura, evitando a substituição por novos elementos.

A cada intervenção para manutenção ou conservação da edificação corresponde a um projeto e processo para a liberação das obras.

INFORMAÇÕES QUE COMPÕEM OS DOCUMENTOS A SEREM ELABORADOS:

DOCUMENTO INFORMAÇÃO

escala

Planta de localização e situação
Representação da malha urbana: quadras, ruas, lote, acessos, toponímia local, indicação do Norte
Localização de bens tombados nas proximidades (raio 200m) e/ou demarcação do perímetro de tombamento do centro histórico
Localização e indicação da construção, indicar o grau de proteção da edificação

1:200 ou 1:500

Proposta Identificação da construção com indicação das obras de manutenção necessárias Identificar os problemas a serem solucionados Proposta contendo: Planta baixa de cada nível, corte, fachada e cobertura ou apenas partes dessas representações Denominação dos espaços a terem intervenções. Apresentar projeto resumido, com detalhamento das partes a terem a execução das obras

1:50

Memorial descritivo da obra Apresentação de relatório final descriminando materiais de construção, revestimentos e outros esclarecimentos sobre a execução das obras de manutenção

Folha A-4

Ver também Alerta sobre obras de manutenção.