Imóvel denominado Museu Histórico Municipal Professor José Antonio Alexandre Vieira e Acervo Histórico

O Museu Histórico de Palmas possui um rico acervo com mais de duas mil peças representativas da história da região. Localizado em um dos imóveis mais antigos do município, o museu e seu acervo passaram a compor o patrimônio cultural tombado pelo Estado do Paraná a partir de 11 de março de 2022.

Processo: 04/2012

Data da Inscrição: 11 de março de 2022

Município de Palmas

Rua Bispo Dom Carlos, n°. 122 – Centro

Proprietário: Prefeitura Municipal de Palmas

O prédio onde está instalado o museu foi construído pelo Coronel João de Araújo Pimpão, por volta de 1910, para sua residência. A sua construção foi coordenada pelo mestre de obras Jacob Mazalotti.

Desde o ano de 1946 até a data de doação da edificação para a prefeitura, funcionou ali o Fórum da Comarca de Palmas. A designação do museu é uma homenagem ao Professor José Antônio Alexandre Vieira – “Seu Mestre” (1828-1907). O museu foi criado pela Lei n°. 673, de 10 de junho de 1980. Para a criação do museu, a prefeitura de Palmas contou o apoio de insignes, cidadãos palmenses e paranaenses, além do Departamento de História das Faculdades de Palmas.

• Museu Histórico Municipal Professor José Antonio Alexandre Vieira
    179-II Museu Histórico Municipal Professor José Antonio Alexandre Vieira
    Museu Histórico Municipal Professor José Antonio Alexandre Vieira
    Imagem do Museu Histórico Municipal Professor José Antonio Alexandre Vieira em Palmas.
    179-II Museu Histórico Municipal Professor José Antonio Alexandre Vieira
    Imagem da inscrição no Livro do Tombo n.º 179-II.