Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas - Paranaguá

Município de PARANAGUÁ
Rua XV de Novembro, esquina com Rua Presciliano Correa Paranaguá

Proprietário: Particular - Mitra do Arcebispado

A igreja faz parte do Centro Histórico de Paranaguá. Sua construção em alvenaria de pedra é em estilo barroco. Originalmente era composta pela nave, capela-mor, sacristia localizada nos fundos, um cemitério ao lado, possuindo locais para o claustro, para o noviciado e para a oficina. A fachada é enquadrada por cunhais e cimalha em cantaria tendo na altura do coro duas janelas em guilhotina que tem entre elas as insígnias da Ordem Terceira. Destacam-se a portada em pedra, o frontão curvilíneo com um óculo central, pináculos laterais e um cruzeiro encimando-o. A torre localizada à esquerda da fachada, data do primeiro quartel do séc. XIX, é enquadrada por cunhais em massa e base em cantaria, possui sineiras em arco pleno.

Embora a Ordem existisse desde o séc. XVIII, não possuía sede própria e utilizava a Ermida de Nossa Senhora das Mercês para seus ritos religiosos. Cabia a ela realizar a Procissão dos Passos e a Procissão da Penitência na Quarta-feira de Cinzas. Somente em 1764 foi proposta a construção de uma sede para a Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, mas somente após cinco anos as obras tiveram início e sua conclusão data de 1794 faltando ainda as tribunas instaladas em 1798. O templo sofreu obras de conservação durante o século XIX, a Ordem deixou de mantê-la, um incêndio que destruiu seu interior e a prefeitura municipal assumiu sua manutenção.

É o primeiro bem tombado no Livro do Tombo histórico em 1962, o que propiciou obras de restauro entre 1965 a 1968 e novamente entre 1983 e 1984.

• Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas - Paranaguá
    Quadro do Centro Histórico com destaque para a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas - Paranaguá
    Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas - Paranaguá - Livro Tombo II - Inscrição 1 - Página 1
    Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas - Paranaguá