Sanepar retoma obras de restauro do Reservatório São Francisco, em Curitiba 31/01/2022 - 14:41

A Sanepar retomou as obras de restauração do Reservatório São Francisco, em Curitiba, para tornar o espaço público, acessível e seguro. O local será preparado para a inauguração de um novo Memorial onde a história do saneamento será contada de forma lúdica. O reservatório é um patrimônio da paisagem urbana da Capital

Os projetos de restauro e de construção do espaço destinado ao novo Memorial foram aprovados e têm acompanhamento da Coordenação de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado de Comunicação Social e da Cultura e da Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural, da Prefeitura de Curitiba, desde 2013. Neste trabalho, serão recuperadas as estruturas danificadas pelo tempo, garantindo que a história continue a ser contada por muitos anos.

Sanepar recupera Bacia do Rio Piava, em Umuarama

A restauração de todo o complexo envolve quase 10 tipos de serviços que exigem expertise para manter as características originais do patrimônio. A estrutura do chafariz será recuperada com a eliminação de fissuras e a impermeabilização das cubas. Todo o complexo receberá tratamento como raspagem, lixamento e recuperação de trincas e fissuras.

A limpeza é feita com equipamento especial que utiliza água de reúso e minimiza o consumo. Enquanto a procedimentos com uma mangueira convencional gasta em média 2.500 litros de água por hora, este equipamento de hidrojateamento utiliza apenas 600 l/h.

A água de reúso é produzida na Estação de Tratamento de Água Industrial Araucária e não se destina ao consumo humano, sendo utilizada para fins industriais.

Sanepar planta 138 mil árvores para recuperação no entorno de barragens

“A água de reúso foi a medida mais adequada, principalmente, em razão da crise hídrica pela qual passa Curitiba e Região Metropolitana. É uma preocupação com as questões ambientais e climáticas e com a preservação do patrimônio cultural e histórico”, diz o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchoroski.

O último trabalho de restauro no local ocorreu há mais de 10 anos. O coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima, lembra que desde 2010 até hoje a estrutura tem sofrido com a ação do tempo. “Aproveitamos esta época para recuperar o que está danificado e deixar o complexo pronto para a visitação, com protocolos de biossegurança implantados”, completa.

Agora, o trabalho é executado pela empresa Arquibrasil Arquitetura e Restauração Ltda e tem acompanhamento diário de uma equipe de fiscalização e segurança do trabalho.

Análise de indicadores de saneamento coloca Sanepar como destaque

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – O Reservatório São Francisco é uma construção inaugurada em 1908 – o primeiro sistema de abastecimento público do Paraná. A Sanepar se encarregou de sua conservação antes de 1964. Atualmente, é um marco na paisagem urbana de Curitiba, o que atrai visitantes.

A Sanepar já construiu o espaço físico do novo Memorial do Reservatório São Francisco, destinado ao desenvolvimento de atividades educativas e onde os visitantes poderão, gratuitamente, conhecer e interpretar as relações sociais, ambientais, históricas e culturais sobre o saneamento em Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS