Teatro 13 de Maio (atual Teatro José Maria Santos) - Curitiba

Proprietário: Governo do Estado do Paraná

Outras denominações: Teatro José Maria Santos

Mapa de Entorno:  Teatro 13 de Maio (atual Teatro José Maria Santos) - Curitiba

O prédio onde hoje se encontra as instalações do teatro já abrigaram a Malharia Curitibana até o final da década de 1970. Por volta de 1980, a Prefeitura Municipal de Curitiba locou-o e resolveu desenvolver no local a Fábrica do Samba. O movimento das escolas de samba que não tinham quadras ou locais adequados para seus ensaios preparativos para o carnaval, fez com que o velho prédio ganhasse uma nova dimensão. A dimensão cultural. Após o carnaval de 1982 o prédio ainda ficaria em poder da Fundação Cultural, inclusive vislumbrando uma ampliação no quadro patrimonial edificado.

Em julho de 1982 o espaço passou a abrigar o Teatro da Classe, fruto do esforço de dezenas de profissionais, liderados pelo ator, diretor e produtor José Maria Santos. Com o objetivo de dar ao público e à classe sobreviveu até 10 de maio de 1986, data em que foi criado o Teatro 13 de Maio, ainda sob a direção da classe teatral.

Problemas legais com os proprietários como reintegração do imóvel com constantes ameaças de despejo minaram a resistência do projeto. Até que em 1988 o prédio foi tombado. A desapropriação do imóvel ocorreu em 1989. Em 11 de setembro de 1991 a Assembleia Legislativa do Estado denominou o imóvel e espaço cultural como Teatro José Maria Santos, numa justa homenagem ao ator paranaense.

• Teatro 13 de Maio (atual Teatro José Maria Santos) - Curitiba
    Teatro 13 de Maio (atual Teatro José Maria Santos) - Curitiba - Livro Tombo II - Inscrição 90 - Página 75
    Teatro 13 de Maio (atual Teatro José Maria Santos) - Curitiba