Sede da Câmara Municipal de Curitiba

A construção do Palácio Rio Branco, atualmente sede da Câmara Municipal de Curitiba, ocorreu no final do século XIX. Pela importância histórica e valor arquitetônico, a edificação foi tombada pelo Estado do Paraná em 06 de março de 1978.

Data da Inscrição: 06 de março de 1978

Município de CURITIBA
Rua Barão do Rio Branco esquina com Avenida Visconde de Guarapuava

Proprietário: Câmara Municipal de Curitiba

Mapa de Entorno:  Sede da Câmara Municipal de Curitiba

Em 1890, decidido a instalar a Assembleia Legislativa do estado do Paraná em prédio adequado, o governo paranaense contratou para projetá-lo o arquiteto Ernesto Gaita. Em 1896, um anos após a sua conclusão, a Assembléia foi instalada, permanecendo ali até o ano de 1957, quando foi transferida para um novo prédio, no Centro Cívico.

O edifício foi doado para o município, passando a funcionar a Câmara Municipal de Curitiba. Situado à Rua Barão do Rio Branco, junto à Praça Eufrásio Corrêa. Também conhecido como Palácio Rio Branco, é um digno exemplar do ecletismo na arquitetura oficial e um dos mais significativos edifícios históricos de Curitiba.

• Sede da Câmara Municipal de Curitiba
    Sede da Câmara Municipal de Curitiba - Livro Tombo II - Inscrição 66 - Página 53
    Sede da Câmara Municipal de Curitiba