Secretaria das Finanças do Estado do Paraná (antiga sede - atual Casa Andrade Muricy) - Curitiba

Inscrição: 65-II

Processo: 66/77

Data da Inscrição: 06 de março de 1978

Localização:
Município de CURITIBA
Alameda Dr. Muricy, 915

Proprietário: Governo do Estado do Paraná

Outras denominações: Casa Andrade Muricy - CAM

Mapa de Entorno:  Secretaria das Finanças do Estado do Paraná (antiga sede - atual Casa Andrade Muricy) - Curitiba

HISTÓRICO

Iniciada em 1923, a construção do edifício para abrigar a Coletoria da capital, a Repartição de Água e Esgotos, o Instituto Comercial e Junta Comercial; com dois pavimentos, situado com frente para a Alameda Dr. Muricy, lado direito para a Rua Cruz Machado e lado esquerdo para a Rua Saldanha Marinho, ocupava o restante do terreno do Estado, em cujo local anteriormente se localizara a Cadeia Pública e, em 1854, por determinação de Zacarias de Góes e Vasconcellos, seria levantada a sede do Liceu de Curitiba. Essa sede, de um só pavimento, abrigou posteriormente a Tesouraria Provincial, e, em 1923, foi demolida para dar lugar ao edifício das coletorias. Nessa ocasião foi retirada a pedra fundamental, que atualmente se encontra no Museu Paranaense.

Foi inaugurado em 21 de setembro de 1926. Com dois pavimentos utilizáveis, era dotado de um porão para depósito, correspondente à metade da área do pavimento térreo. A área útil de 993.103m. 

O jornal "Gazeta do Povo", edição de 21 de setembro de 1926, página 5, estampa a seguinte notícia:

"Inaugurou-se hoje o prédio destinado as Coilectorias da Capital, junta Commercial, Instituo Commercial e Directoria de Águas e Exgotos. Nesta capital foi inaugurado hoje, â rua dr. Muricy, ás 13 horas, o prédio destinado às Coilectorias da Capital, Junta Commercial, Instituto Commercial e Directoria de Aguas e Exgottos. Ao ato inaugural comparecéu o dr. Munhoz da Rocha, presidente do Estado, que se fez accompanhar do chefe da casa militar, major Euclides do Valle, e do seu ajudante de ordens, capitão Luiz Ferrante.
Entre as altas autoridades presentes, conseguimos annotar o Sr. Desembargador Albuquerque Maranhão, chefe de polícia do Estado, accompa pado do seu ajudante de ordens, capitão Alfredo Costa, de Lysímaco Ferreira da Costa, Inspector Geral da Instrucção Pública, desembargador Clotário Portugal, corregedor geral do Estado, coronel Alcides Munhoz, secretário geral do Estado, desembargador Lamenha Lins, presidente do Superior Tribunal de Justiça do Estado, sr,. Fidelis Reginato, representante da Associação Comercial do Paraná, dr. Victor do Amaral, director da Faculdade de Medicina do Paraná, D. João Braga, arcebispo de Curytiba, D. Alberto Gonçalves, bispo de Ribeirão Claro e outras muitas que escaparam ã visão, representantes da imprensa numerosas pessoas gradas. Fizeram uso da pálavra, enaltecendo a administração do Sr. Munhoz da Rocha, que vem de dotar o Estado e nossa capital de mais um próprio de immenso valor, os Srs, Major Octãrio Secundino, Dr. Generoso Borges, nosso collega director do "Diário da Tarde" e Cel. Wenceslau Glasser que foram muito aplaudidos.
Ao champagne proferiu belíssima oração o Sr. Munhoz da Rocha, a qual findou debaixo de salva de palmas. Os presentes percorreram todas as dependências do edifício que ë um verdadeiro mimo de architetura, recebendo a mais agradável impressão.
O edifício ê de construcção da importante firma J. Muzzillo e Filho e impressiona admiravelmente desde a sua fachada vistosa, as suas escadarias de fino mármores de Carrara, o seu forro todo de estuque.
É uma obra muito bem acabada, na qual se vê desde logo que foi empregado material de primeira ordem, o que muito recomenda a firma constructora. Os móveis que contribuem para maior belleza das vastas dependências do prédio no qual funccionarão varias repartições do Estado, são de esmerada fabricação e foram adquiridos pelo governo ã firma Salvador Maida e Filhos, desta praça.
Durante o acto, a magnifica banda musical da Força Militar do Estado, executou lindos números de seu selecto repertório".

O edifício foi construído nos limites da Rua Dr. Muricy, com a fachada lateral da Rua Cruz Machado, encostada com o Salão Nobre do Ginásio e a da Rua Saldanha Marinho, separada por área de terreno com portão de ferro. Posteriormente, nessa área foi construído um anexo, acompanhando as linhas arquitetônicas do prédio, tornando-o maior nessa fachada, com aproveitamento também do porão. 

Media aproximadamente 30 metros de frente para a Dr. Muricy e 25 metros nas fachadas laterais. Com a ampliação, referida anteriormente, a fachada lateral esquerda passou para 32 metros, aproximadamente. Os seus dois torreões nos ângulos da fachada, as janelas, com formato retangular no andar superior, e dotadas de arco romano nas do andar térreo, sua magnífica porta de entrada, portas internas e janelas reforçadas com barras metálicas compondo desenhos geométricos admiráveis, a escadaria e balaustrada de mármore branco, as composições geométricas platibanda, especialmente a reprodução da figura de Mercúrio, deus do Comércio, localizada na parte posterior das fachadas laterais, compunham o conjunto arquitetônico inaugurado, e chamavam a atenção da população.

Constitui o pavimento um salão, dez salas menores e outras pequenas, cujas portas de acesso são de pesada estrutura metálica, saguão com a escadaria de acesso ao pavimento superior, e, nos fundos do lado direito, um acesso ao porão, através de escada; o pavimento superior conta com doze salas de diversas dimensões e as instalações sanitárias.

O porão, localizado só do lado direito, aproveitando o desnível da rua, com salda, através de uma porta, recebe iluminação por sete janelas, todas reforçadas com estrutura metálica. Em diversas épocas, os órgãos sediados no edifício foram transferidos, passando a Secretaria da Fazenda, ou Tesouro Estadual, como também era conhecida, a ocupar toda a área, sendo instadas no porão máquinas "off-set", utilizadas na impressão dos selos estaduais de consumo.

Com a construção do anexo na Rua Saldanha Marinho, essa fachada, com três pavimentos, recebeu mais quatro janelas no pavimento superior, quatro claraboias semi-circulares no pavimento térreo, três portões e duas janelas no porão. Novas reformas são executadas em 1965 para melhor aproveitamento das áreas e, com a saída da Secretaria da Educação e Cultura do prédio da Rua Ébano Pereira, todo o Salão Nobre é ocupado pela Secretaria de Fazenda. O prédio, como já referido, foi tombado em 1977 pelo Património Estadual.

O porão, adaptado, recebe a Fundação Nacional da Arte - Funarte, com seu escritório regional e salas de exposições, com entrada pela Rua Cruz Machado e sob a coordenação do artista Domicio Pedroso. Com a construção e inauguração dos edifícios das Secretarias no Centro Cívico, a Secretaria de Finanças, em 1979, é transferida para o Edifício Affonso Camargo, e o antigo prédio é incorporado ao outro, ocupado, na época, pela Diretoria de Assuntos Culturais. Em 31 de março de 1989 são inauguradas as novas instalações da Sala Miguel Bakun, ocupando o pavimento térreo, para exposições, e esse local já se constitui em ponto de encontro obrigatório dos artistas plásticos e dos apreciadores de arte.

Embora tendo sofrido repetidas reformas, o prédio continua mantendo as mesmas características arquitetônicas, embora as divisões internas já não sejam as mesmas da época da construção, adequadas, agora, às necessidades administrativas da Secretaria da Cultura.

GALERIA DE IMAGENS

  • Secretaria das Finanças do Estado do Paraná (antiga sede - atual Casa Andrade Muricy) - Curitiba
    Secretaria das Finanças do Estado do Paraná (antiga sede - atual Casa Andrade Muricy) - Curitiba - Livro Tombo II - Inscrição 65 - Página 52
    Secretaria das Finanças do Estado do Paraná (antiga sede - atual Casa Andrade Muricy) - Curitiba
    Secretaria das Finanças do Estado do Paraná (antiga sede - atual Casa Andrade Muricy) - Curitiba
    Secretaria das Finanças do Estado do Paraná (antiga sede - atual Casa Andrade Muricy) - Curitiba
    Secretaria das Finanças do Estado do Paraná (antiga sede - atual Casa Andrade Muricy) - Curitiba - Livro Tombo II - Inscrição 65 - Página 52
    Secretaria das Finanças do Estado do Paraná (antiga sede - atual Casa Andrade Muricy) - Curitiba - Livro Tombo II - Inscrição 65 - Página 52
    Secretaria das Finanças do Estado do Paraná (antiga sede - atual Casa Andrade Muricy) - Curitiba - Livro Tombo II - Inscrição 65 - Página 52