Residência do Vice-Governador do Território do Iguaçu - Laranjeiras do Sul
Inscrição: 95-II
Processo: 03/89
Data da Inscrição: 11 de setembro de 1989
Localização:
Município de LARANJEIRAS DO SUL
Rua Honório Babinski, esquina com Rua Otavino do Amaral
Proprietário: Particular - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Outras denominações: SEDE DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS
A edificação se constitui como marco do então Território Federal do Iguaçu, que durou entre os anos de 1943 e 1946, no governo de Getúlio Vargas. Esse território estratégico para o controle do oeste paranaense teve como capital Laranjeiras do Sul, na época denominada de Iguaçu. A casa foi construída em madeira no ano de 1944 para sediar a residência do vice-governador. Com o fim dessa situação, foi criado o município de Laranjeiras do Sul. A casa se tornou a primeira sede da prefeitura e anos mais tarde abrigou a agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O imóvel passou a compor os bens culturais tombados pelo Estado do Paraná em 11 de setembro de 1989.
HISTÓRICO
Laranjeiras do Sul surgiu no século XIX como povoado de beira de estrada, pouso para os viajantes que se deslocavam dos campos de Guarapuava para as fronteiras com o Paraguai e Argentina e, ao mesmo tempo, posto estratégico para o controle do Oeste paranaense.
Assim recebe em 1898 a categoria de distrito policial, e alguns anos depois a denominação de colônia Marechal Mallet. Em 1943 é elevada à categoria de capital do recém criado Território Federal do Iguaçu. Com a extinção desse território em 1946, é fundado o município de Laranjeiras do Sul.
Essa casa, com 175 metros quadrados de área construída, foi edifica para servir como residência ao vice-governador do então Território. É uma construção com estrutura autônoma de madeira e paredes de tábuas sobrepostas, fixadas horizontalmente.Destaca-se à frente da casa o avarandado, fechado em época recente por caixilharias de madeira e vidro. A cobertura, em telhas francesas, se desdobra em várias seções de duas e quatro águas, sobre os amplos espaços internos, entre os quais sobressai a sala principal, forrada em madeira.