Residência do Vice-Governador do Território do Iguaçu - Laranjeiras do Sul

Inscrição: Tombo 95-II

Processo: 03/89

Data da Inscrição:: 11 de setembro de 1989

Localização
Município: LARANJEIRAS DO SUL
Rua Honório Babinski, esquina com Rua Otavino do Amaral

Proprietário: Particular - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Outras denominações: SEDE DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS

HISTÓRICO

Laranjeiras do Sul surgiu no século XIX como povoado de beira de estrada, pouso para os viajantes que se deslocavam dos campos de Guarapuava para as fronteiras com o Paraguai e Argentina e, ao mesmo tempo, posto estratégico para o controle do Oeste paranaense.

Assim recebe em 1898 a categoria de distrito policial, e alguns anos depois a denominação de colônia Marechal Mallet. Em 1943 é elevada à categoria de capital do recém criado Território Federal do Iguaçu. Com a extinção desse território em 1946, é fundado o município de Laranjeiras do Sul.

Essa casa, com 175 metros quadrados de área construída, foi edifica para servir como residência ao vice-governador do então Território. É uma construção com estrutura autônoma de madeira e paredes de tábuas sobrepostas, fixadas horizontalmente.

Destaca-se à frente da casa o avarandado, fechado em época recente por caixilharias de madeira e vidro. A cobertura, em telhas francesas, se desdobra em várias seções de duas e quatro águas, sobre os amplos espaços internos, entre os quais sobressai a sala principal, forrada em madeira.

GALERIA DE IMAGENS