Praça Doutor João Cândido - Curitiba

Inscrição: 2-I

Processo: 14/66

Data da Inscrição: 26 de janeiro de 1966

Localização:
Município de CURITIBA
Rua Jaime Reis
Alto do São Francisco

Proprietário: Prefeitura Municipal de Curitiba (Praça João Cândido e Ruínas) - Governo do Estado do Paraná (Belvedere do Alto do São Francisco)

Outras denominações: Ruínas do São Francisco - Belvedere do São Francisco - Praça do Operário

Mapa de Entorno:  Praça Doutor João Cândido - Curitiba

HISTÓRICO

No século XVIII, no ponto mais alto da cidade, os franciscanos iniciaram a construção do seu convento, mas não chegaram a concluí-lo.

Restam hoje, apenas, ruínas de algumas paredes, de alvenaria de pedra, permanecendo, também a denominação do local – Alto do São Francisco – à referência a presença da Ordem Franciscana. Até o inicio deste século ainda existia a capela, único elemento do conjunto franciscano que chegou a ser concluído. A precariedade do seu estado físico levou a decisão de demoli-lo, decidindo o prefeito, engenheiro Cândido de Abreu, construir no local um "Belvedere", já que daquele ponto descortinava-se toda a cidade. Inaugurado em 1915, essa edificação, por expressar uma arquitetura de evidente influência Art Nouveau, foi projetada, tudo leva a crer, pelo próprio prefeito, responsável por duas obras da mesma época marcada pelo mesmo estilo – o antigo Paço Municipal e a antiga residência da família Camargo.

Depois de permanecer sem uso por alguns anos, foi cedido à União Cívica Feminina, entidade beneficente que ali tem sua sede. Entre as ruínas do convento franciscano a prefeitura municipal, aproveitando a conformação topográfica da praça e o cenário das ruínas, implantou um pequeno anfiteatro, com assentos em alvenaria de tijolo.

Compõe-se a praça de uma área trapeizodal, gramada, com algumas árvores de porte, tendo como atrativo principal as ruínas de paredes de alvenaria de pedras, com um vão de portas completo, que correspondia, provavelmente, a entrada da igreja conventual. O outro elemento arquitetônico significativo, o antigo "Belvedere", é edificação de dois pavimentos, de alvenaria de tijolo, com coberturas de telhas francesas, implantada na extremidade leste da praça. O aspecto mais importante dessa casa é a solução plástica que transmite, com graça e equilíbrio, o traço Art Nouveau, principalmente na composição das varandas, na forma dos vãos e no desenho fitomorfo dos ornamentos, em massa, ressaltados nos paramentos da fachada, e nos guardas copos recortados em madeira. O gradil em volta do "Belvedere", colocado há poucos anos, por motivos de segurança, prejudica a apreciação de sua arquitetura.

Dos elementos arquitetônicos dispostos nas ruas que circundam a praça merecem referência o Palácio São Francisco e o edifício neoclássico Palácio Garibaldi, ambos tombados pelo patrimônio Histórico Estadual. A denominação da praça é uma homenagem ao lapeano João Cândido Ferreira (1864-1948), médico, escritor e político, que chegou a presidência da província do Paraná.

 

GALERIA DE IMAGENS

  • Praça Doutor João Cândido - Belvedere - Curitiba
    Praça Doutor João Cândido - Ruínas do São Francisco - Curitiba
    Praça Doutor João Cândido - Belvedere - Curitiba
    Praça Doutor João Cândido - Belvedere - Curitiba
    Praça Doutor João Cândido - Belvedere - Curitiba
    Praça Doutor João Cândido - Ruínas do São Francisco - Curitiba
    Praça Doutor João Cândido - Ruínas do São Francisco - Curitiba
    Praça Doutor João Cândido - Ruínas do São Francisco - Curitiba