Portão do Passeio Público - Curitiba
Construção de 1910, o Portão do Passeio Público é uma entrada imponente da mais antiga área de lazer dos curitibanos. O portão objeto de tombamento estadual em 10 de setembro 1974 é o que está localizado nas imediações da Praça 19 de Dezembro, formando uma área histórica da capital paranaense.
https://cultura.mapas.pr.gov.br/#/patrimonios
Inscrição: 51-II
Processo: 52/74
Data da Inscrição: 10 de setembro de 1972
Localização:
Município de CURITIBA
Avenida João Gualberto, esquina com Presidente Faria
Proprietário: Prefeitura Municipal de Curitiba
Mapa de Entorno:
HISTÓRICO
O Passeio Público, parque recreativo municipal, localizado em plena área central de Curitiba, foi inaugurado no dia 17 de fevereiro de 1886. Iniciativa do presidente da província do Paraná, Alfredo D’Escragnolle Taunay, o parque resultou do saneamento, arborização e urbanização de uma área pantanosa, de aproximadamente 50 hectares, dos quais apenas uma oitava parte constituía terreno firme, doada ao governo provincial por Francisco Fontana, a quem coube, inclusive, a direção dos trabalhos. O portão principal, iniciativa da Prefeitura, foi construído em 1910, obedecendo a projeto inspirado na entrada do Cemitério de Cães d’Asnières, situado nas proximidades de Paris, cujo desenho muito impressionara o engenheiro Cândido de Abreu, então prefeito de Curitiba.
Compõe-se de um conjunto de três portões: o central, mais largo e mais alto, destina-se ao tráfego de veículos; e os laterais, à passagem de pedestres. Uma estrutura de alvenaria de tijolo com arcos de plena volta possui ornamentos em massa, formando volutas de desenho influenciado pelo movimento art nouveau. Os portões propriamente ditos, que guarnecem os vãos, são de ferro forjado com desenho inspirado em formas vegetais.