Estação Ferroviária de Jaguariaíva
Inscrição: 134-II
Processo: 04/98
Data da Inscrição: 10 de outubro de 2000
Localização:
Município de JAGUARIAÍVA
Centro – Cidade Baixa
Proprietário: Particular - Rede Ferroviária Federal S.A.
HISTÓRICO
A construção da Estação Ferroviária possibilitou o escoamento da produção cafeeira e da exploração madeireira. Concluída em 1930, representa um marco da colonização da região conhecida como Norte Pioneiro ou Norte Velho e é patrimônio cultural paranaense reconhecida pelo tombamento estadual em 10 de outubro de 2000.
A estação ferroviária da cidade de Jaguariaíva se constitui num belo exemplar arquitetônico. Construída em alvenaria no padrão de uma estação de médio porte possui estrutura de uma estação de primeira classe. A atual estação teve sua inauguração no ano de 1935.
Assim como ocorreu em outras cidades brasileiras, a instalação da estação passa a constituir ponto de referência para a comunidade. Por isso, atualmente a cidade esta dividida geograficamente em duas partes: Cidade Alta, originária da antiga fazenda da família Lobo e Cidade Baixa, que é formada após a implantação dos trilhos da ferrovia São Paulo – Rio Grande e de sua respectiva estação.
A cidade favorecida por este meio de transporte assumia uma postura de progresso, já que a invenção mais fascinante do século estava lá; atraindo pessoas, negócios e melhorias urbanas. Um grande impulso se dava para a economia do município. De acordo com Lando Kroetz(1): “Os estímulos advindos da implantação das ferrovias no Paraná, favoreceram o fluxo de pessoas ou produtos, intensificando a produção agrícola, comercial e industrial. (...) O trem, fator de crescimento fundamentado na perspectiva de lucros comandou, junto com outros fatores, o emprego da terra. Colonização, frente de trabalho, utilização da terra e das riquezas extrativas formaram um esquema inter-relacionado. (KROETZ. 1985: 239-240).
Nesta perspectiva sobre a ferrovia, foram atraídos investimentos em Jaguariaíva, como as indústrias Matarazzo, que lá se instalaram em 1920. Incrementaram a economia local instalando um parque fabril com um grande frigorífico. As indústrias, localizadas atrás da estação, direcionaram o centro comercial do município para esta localidade, compondo o espaço com hotéis, restaurantes, agências bancárias e até uma nova igreja, construída sob patrocínio do Conde Matarazzo, para atender a população que se formava nesta parte da cidade. Neste período a linha ferroviária de Jaguariaíva se constituía num importante entroncamento de ferrovias ligando o Estado do Paraná com outras regiões do Brasil.
(1) - RFFSA. Monografia das Unidades de Operação. 1965: 7-9.