Escola Estadual Professor Serapião em União da Vitória
A fundação da Escola ocorreu em 1913, mas somente quatro anos depois, em 1917, foi construído um prédio próprio para seu estabelecimento. A edificação centenária constitui um marco histórico para a região contribuindo na formação educacional de muitas gerações. O tombamento estadual da Escola Professor Serapião ocorreu em 18 de novembro de 1988.
https://cultura.mapas.pr.gov.br/#/patrimonios
Inscrição: 92-II
Processo: 03/88
Data da Inscrição: 18 de novembro de 1988
Localização:
Município de União da Vitória
Esquina da Praça Coronel Amazonas com a Rua Castro Alves
Proprietário: Governo do Estado do Paraná
HISTÓRICO
A fundação da Escola Professor Serapião data de 1913. Por alguns anos, passou por várias sedes, em casas de particulares. Somente em 1917, o governo decide construir um prédio próprio para o estabelecimento. A escola sofreu vários reparos desde a sua inauguração, como consta em alguns documentos da antiga Secretaria de Viação e Obras, autorizando reformas nos anos de 1947 e 1953.
Desde sua inauguração até o presente momento, o edifício da escola, além de sempre estar em ótima condição de uso, vem prestando seus bons serviços não só aos moradores de União da Vitória como aos da cidade vizinha de Porto União em Santa Catarina. A planta deste edifício é bastante singular. O fato de ocupar um lote de esquina lhe conferiu uma forma própria. Com apenas quatro salas de aula distribuídas de forma equidistante em relação ao acesso central, foi construída em alvenaria de tijolos sobre porão alto.
A Escola Professor Serapião faz parte da história de União da Vitória e arredores.