Edifício Sede da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva

Município de Jaguariaíva
Praça Dr. Domingos Cunha, 35

Proprietário: Prefeitura Municipal de Jaguariaíva

A fazenda de Jaguariaíva, às margens do rio do mesmo nome, era até o início do século XIX um pouso no caminho das tropas em demanda da feira da feira Sorocaba. Quando em 1820, Auguste de Saint-Hilaire a visitou, compunha-se de uma “dúzia de ranchos destinado aos negros de algumas choças, cujo moradores trabalhavam no domínio e na casa do proprietário”, mas já era a mais importante no percurso entre Sorocaba e a Vila Nova de Castro. Mais de meio século depois, em 1875, é criado por lei provincial o município de Jaguariaíva.

Esse edifício, que sedia a prefeitura municipal, foi construído em 1918 e implantado em terreno de esquina, sem recursos das divisas. Construção de dois pavimentos, possui a dignidade e a austeridade próprias dos edifícios públicos da época. A fachada principal é dividida em três tramos e as laterais em cinco. Enquadram esses módulos pilastras que percorrem toda a altura do prédio, do piso à platibanda. Cada módulo, maior que os demais, corresponde a um vão de janela, em cada pavimento. A exceção é o tramo central da fachada principal. Esse módulo, maior que os demais, dá monumentalidade ao edifício, sendo valorizado por frontão curvo com coroamento, pelo balcão da janela rasgada do andar de cima e pela grande porta de entrada.

Embora discreto, o repertório plástico dos ressaltos de massa, do desenho da caixilharia de janelas e portas e da serralheira – presente no guarda corpo do balcão e na porta de entrada principal – denuncia a influência do movimento pré-modernista. Nos elementos de massa há uma contenção formal, limitando-se figuras geométricas simples, Já na caixilharia e serralheira verifica-se uma liberdade maior com nítida inspiração nos desenhos art nouveau.

• Edifício Sede da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva
    Edifício Sede da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva - Livro Tombo II - Inscrição 117 - Página 109
    Edifício Sede da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva