Cine Teatro Ouro Verde - Londrina

Inscrição: 126-II

Processo: 02/98

Data da Inscrição: 08 de novembro de 1999

Localização:
Município de LONDRINA
Rua Maranhão - Centro

Proprietário: Particular - Universidade Estadual de Londrina

HISTÓRICO

Em 1924, chegou ao Paraná um grupo de capitalistas ingleses chefiados por Lord Lovat, e tiveram a atenção despertada pela faixa de terras existente entre os rios Tibagi, Ivaí e Paranapanema. Entusiasmados pela exuberância da terra, adquiriram do Governo do Estado do Paraná 500 mil alqueires de terras nesta região e fundaram a Companhia de Terras Norte do Paraná, que tinha como principal acionista a Paraná Plantations Limitada de Londres, isto entre 1925 e 1927.

No ano de 1948, na Autolon – Sociedade Auto Comercial de Londrina, revendedora da marca Chevrolet, os sócios Celso Garcia Cid, Ângelo Pesarini, Jordão Santoro e outros, planejaram construir um grande edifício comercial na esquina das ruas Maranhão e Minas Gerais. Foi quando Jordão Santoro lançou a ideia de aproveitar parte desse terreno para construir um grande e luxuoso cinema. Assim, a venda de automóveis estava ligada ao cinema que era a grande diversão popular nos anos cinquenta, e servia para atrair clientela para a Autolon.

A ideia foi aceita pelos sócios e o Jordão Santoro foi encarregado de encomendar os projetos para o Edifício Autolon para venda de automóveis e do Cine Teatro Ouro Verde ao arquiteto J. B. Vilanova Artigas, de São Paulo. A execução do projeto esteve a cargo do engenheiro Rubens Cascaldi, assessorado por seu irmão Carlos Cascaldi que era sócio de Vilanova Artigas. Em 1953 o edifício estava pronto.

Construíram um requintado cinema, com esmerados detalhes que vão desde a arquitetura, às cortinas de veludo, poltronas de couro estofadas, ar-condicionado perfeito e aparelhagem de som e imagem das mais modernas na época. O cinema comportava 1500 pessoas, sendo 1100 no salão principal e 400 no balcão.

Além de filmes memoráveis como A ponte do Rio Kwai, sob a gerência do Sr. Saulo também foram exibidos no Ouro Verde vários espetáculos ao vivo de cantores e orquestras. Lá apresentaram-se Tito Schipa, Vicente Celestino, bem como a orquestra de Francisco Canaro, a qual exibiu em 24 de setembro de 1954, o espetáculo Noite Portenha com o Rei do Tango, como denominava-se Francisco Canaro.

Pela resolução n.º 451, de 7 de abril de 1978, a Fundação Universidade Estadual de Londrina autorizou o reitor a proceder a aquisição do Cinema Ouro Verde pelo valor de Cr$ 10.000.000,00 (dez milhões de cruzeiros), recurso esse originado do Governo Federal – Ministério da Educação e Cultura – e Governo do Estado do Paraná. Assina a resolução o Professor Reitor Oscar Alves.

Localizando no tempo a produção do arquiteto Vilanova Artigas, o Cine Ouro Verde, como uma de suas obras, traz as marcas de uma arquitetura simples, clara, sem a preocupação com o vistoso e, de forma livre, adequa os espaços para suas finalidades (Lina Bo Bardi, in: Habitat. S.P., Out/Dez. 1950).

É evidente a importância cultural e arquitetônica do imóvel Cine Teatro Ouro Verde em nível de município, devido ao papel que tem desempenhado ao acolher várias expressões artísticas da cidade de Londrina, bem como pelo fato de estar ligado ao nome do notável arquiteto J. B. Vilanova Artigas.

Em 7 de abril de 1978, a Fundação Universidade Estadual de Londrina autorizou o reitor a proceder a aquisição do cinema com recursos do Governo do Estado e do Ministério da Educação. Deste então, o nome oficial do espaço é Cine Teatro Universitário Ouro Verde.

Parte do edifício foi destruída após um incêndio, no dia 12 de fevereiro de 2012, causado por um curto-circuito. Esforços do Governo do Paraná e da UEL são realizados para restaurar a construção.

GALERIA DE IMAGENS

  • Cine Teatro Ouro Verde - Londrina
    Cine Teatro Ouro Verde - Londrina - Livro Tombo II - Inscrição 126 - Página 118
    Cine Teatro Ouro Verde - Londrina
    Cine Teatro Ouro Verde - Londrina
    Cine Teatro Ouro Verde - Londrina
    Cine Teatro Ouro Verde - Londrina - Livro Tombo II - Inscrição 126 - Página 118
    Cine Teatro Ouro Verde - Londrina - Livro Tombo II - Inscrição 126 - Página 118
    Cine Teatro Ouro Verde - Londrina - Livro Tombo II - Inscrição 126 - Página 118