Casa sita à Rua Comendador Araújo, 268 (antiga sede da Universidade Federal do Paraná) - Curitiba
A edificação, localizada na Rua Comendador Araújo, antiga Estrada do Mato Grosso, foi construída no final do século XIX e é um dos remanescentes do casario deste período. O sobrado abrigou a primeira sede da Universidade Federal do Paraná, uma das mais primeiras fundadas no Brasil. Pela importância histórica o Estado efetivou o seu tombamento em 06 de março de 1975.
Fonte: Coordenação do Patrimônio Cultural-SEEC/PR
Saiba Mais: https://cultura.mapas.pr.gov.br/#/patrimonios
Inscrição:
Processo: 55/75
Data da Inscrição: 06 de março de 1975
Localização:
Município de CURITIBA
Rua Comendador Araújo, 268
Proprietário: Particular - Hussein Ahmad Hamdar
HISTÓRICO
No dia 19 de dezembro de 1912, em sessão solene, a Assembleia Legislativa estadual instalou a Universidade do Paraná, decidindo então o governo do estado alugar essa casa para, provisoriamente, abrigar sua sede. Já no ano seguinte ali começaram a funcionar os cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Odontologia, Farmácia e Comércio. Com a conclusão, em 1914, da sede própria, passa esse sobrado a abrigar maternidade destinada ao ensino prático de obstetrícia. Em 1930 é transferida, sendo inaugurado no local o Instituto da Criança.
Dez anos depois a universidade deixa a casa, retornando essa a sua primitiva função comercial. A importância cultural desse sobrado diz respeito ao fato de ter sido a primeira sede da Universidade Federal do Paraná. Arquitetonicamente não apresenta particular interesse, situando-se como um dos anônimos exemplos de sobrados de alvenaria de tijolo - comércio embaixo, residência em cima - implantado na testada, colado às divisas laterais, que compuseram o cenário edificado de Curitiba do século passado.