Antigo Hospital 26 de Outubro - Ponta Grossa

Município de Ponta Grossa
Rua Joaquim Nabuco, 59.

Proprietário: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

O imóvel integra o conjunto de edifícios da Rede Ferroviária, localizados em Ponta grossa, os quais já estão tombados pelo Estado do Paraná. Construído para hospital da rede Ferroviária, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1931. No complexo do hospital foi construída uma capela com ornamentação expressiva nas paredes internas. Também significativos são os vitrais nela instalados em 1956, em comemoração ao cinquentenário da cooperativa 26 de outubro.

A edificação que serviu ao hospital é um grande complexo de caráter dominante no contexto onde insere, visível de uma grande distância, sendo um importante ponto focal da cidade. Atualmente a ocupação do imóvel atende à sua destinação original, a assistência social.

• Antigo Hospital 26 de Outubro - Ponta Grossa
    Antigo Hospital 26 de Outubro - Ponta Grossa - Livro Tombo II - Inscrição 149 - Página 141
    Antigo Hospital 26 de Outubro - Ponta Grossa