Antigo Colégio dos Jesuítas - Paranaguá

Município de PARANAGUÁ
Rua XV de Novembro

Proprietário: Universidade Federal do Paraná

Em 1605, de acordo com Ermelino de Leão, “o Padre Fernão Cardim, superior da casa das Missões em Cananéia – a que mais próxima ficava dos índios carijós de Paranaguá -, enviou os padres João Lobato e Jerônimo Rodrigues para substituir outros missionários no trabalho de catequese no Sul do Brasil “. Entre 1606 e 1640 os jesuítas instalaram no Superagüi, junto ao Varadouro Velho, a primeira casa de missões no território do Paraná atual. Segundo todas as indicações, com o transcorrer do tempo, não satisfeitos com a “casa pobre de Superagüi”, desejaram fosse construído um colégio em Paranaguá.

Da influência desses catequistas iria resultar o estabelecimento dos primeiros templos e colégios católicos ao Sul de Cananéia. Cabe, entretanto, aos jesuítas a quase totalidade do esforço missionário desenvolvido, pelo que se infere da petição da Câmara Municipal de Paranaguá ao provincial da Companhia de Jesus, na qual é solicitada a indicação para aquela vila de seis padres da Ordem, “para que dessem aulas de ensino e latinidade, bem como dogmas de Religião”, em troca de numerário para a compra de escravos e doações de terras para seus estabelecimentos de agricultura e, também, “residência à custa do povo”. Esse “documento” data de 10 de setembro de 1682.

Ainda segundo Ermelino de Leão, “a Câmara de Paranaguá, em nome do povo, fez promessa aos missionários de erigir para a Companhia de Jesus um convento sob a égide de Nossa Senhora das Mercês (a santa da Ilha da Cotinga). A ilha, desde 1548 era motivo de agitada demanda entre a Câmara e o provedor Manoel Lemos Conde e seu filho e sucessor, Antônio Morato.

• Antigo Colégio dos Jesuítas - Paranaguá
    Antigo Colégio dos Jesuítas - Paranaguá - Livro Tombo II - Inscrição 37 - Página 32
    Antigo Colégio dos Jesuítas - Paranaguá