Antiga Prefeitura de Almirante Tamandaré

Município de ALMIRANTE TAMANDARÉ
Rua Coronel João Cândido de Oliveira, 268 - Centro

Proprietário: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré

O edifício de um pavimento com sótão tem singelas características arquitetônicas, representando construções do início do século XX.

Construída em alvenaria de tijolos, esquadrias de madeira, janelas em guilhotina e uma varanda na parte superior frontal. Cobertura em duas águas, recoberta com telhas capa e canal, foi restaurada pelo município sob a assessoria técnica da CEPHA, hoje sedia a Casa de Cultura Municipal.

O povoado de Almirante Tamandaré iniciou por volta de 1631. Posteriormente, em 1680, garimpeiros paulistas vieram conquistar os sertões de Curitiba, entre eles estava o Capitão Salvador João Velho cujas pesquisas auríferas resultaram no Descoberto da Conceição, no Quarteirão da Conceição, distrito de Campo Magro. Após a decadência da mineração, famílias estabeleceram-se no local com uma agricultura de subsistência e criação de gado.

O Presidente da Província, Adolpho Lamenha Lins, em 10 de maio de 1875, por meio da lei n.º 438, criou a freguesia de Pacotuba que em 6 de setembro de 1888 passou à denominação de freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Cercado.

A Lei Provincial n.º 957 de 28 de outubro de 1889 a tornou vila independente da administração de Curitiba. O Decreto Estadual n.º 15, do dia 9 de janeiro de 1890, deu o nome de Almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira, à nova vila. Na mesma data o decreto n.º 16 estabeleceu a Câmara e empossou os primeiros governantes do município. O primeiro prefeito de Tamandaré foi João Alberto Munhoz que governou de 25/01/1890 a 19/06/1892).

Até 1912, quando iniciou-se o governo municipal do Sr. Prefeito Cel. João Cândido de Oliveira o município não tinha uma sede administrativa, de modo que os prefeitos anteriores utilizavam suas casas para tal fim. Assim foi até 26 de março de 1916 quando ocorreu a inauguração da edificação construída para sediar a Prefeitura de Almirante Tamandaré.

• Antiga prefeitura de Almirante Tamandaré
    Almirante Tamandaré - Livro Tombo II - Inscrição 119 - Página 111