Programa EducaPatrimônio incentiva a preservação do patrimônio cultural pelo público infantil 05/04/2024 - 15:25

Na última terça-feira do mês, 26 de março, o Setor de Educação Patrimonial da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) da Secretaria da Cultura, sediado na Casa Gomm, recebeu a visita da turma do 4º ano da unidade escolar municipal CAIC Guilherme L. B. Sobrinho para participar de uma mediação do programa EducaPatrimônio.

Coordenadas pela historiadora Cristina Carla Klüppel, as mediações têm como objetivo principal introduzir noções sobre patrimônio cultural e a figura do tombamento para a sua proteção. Klüppel destaca a importância dessas atividades para o público infantil, afirmando que “é fundamental desenvolver de forma dinâmica conceitos e valores a respeito de bens culturais e a importância da preservação, como exemplo conhecendo a história da Casa Gomm e o seu tombamento”.

Durante a mediação, os participantes são conduzidos por uma breve apresentação seguida por uma visita guiada pela histórica Casa Gomm, tendo a oportunidade de explorar como a residência era utilizada no cotidiano da família. Esse enfoque lúdico permite às crianças estabelecerem uma conexão pessoal com o conceito de patrimônio, percebendo paralelos com suas próprias casas e vivências.

Além do atendimento às escolas de turmas do ensino fundamental e médio, o programa EducaPatrimônio também oferece mediações adaptadas para professores, acadêmicos e outros tipos de grupos interessados. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (41) 3312-0407 ou (41) 3312-0416 e no e-mail educapatrimonio@seec.pr.gov.br ou cpc@seec.pr.gov.br.