EducaPatrimônio: professores participam de capacitação sobre o patrimônio cultural 07/03/2024 - 17:12

Nesta quinta-feira (7), o Setor de Educação Patrimonial da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) realizou, na histórica Casa Gomm, uma ação formativa direcionada aos professores dos Núcleos Regionais de Educação de Curitiba. O objetivo foi apresentar os bens culturais tombados pelo Estado, mostrando a importância deles como referências à paisagem, à arquitetura e à história paranaense. Um foco especial foi dado à história de tombamento da Casa Gomm, com detalhes que visaram à integração desse conhecimento às práticas pedagógicas.

O encontro propôs metodologias específicas para a educação patrimonial, visando ao aprimoramento de habilidades dos professores na disseminação de valores que incentivem a proteção e apreciação do patrimônio cultural. Essa iniciativa reiterou a necessidade de cooperação entre os órgãos governamentais e as instituições educacionais para a efetiva implementação da educação patrimonial.

A ação foi desenvolvida pelo Programa de Educação Patrimonial da CPC. “Nesta formação, ressalta-se o quanto é fundamental o envolvimento de diferentes esferas institucionais, haja visto que o benefício de tais parcerias se direciona às novas gerações, para que possam desenvolver valores e atitudes voltados à proteção do seu patrimônio cultural”, diz Cristina Carla Klüppel, historiadora e responsável pelo programa.

 

Serviço:
Coordenação do Patrimônio Cultural
Secretaria de Estado da Cultura
Rua Bruno Filgueira, 850 (Casa Gomm), Batel - Curitiba

(41) 3312-0416
 

GALERIA DE IMAGENS