Memória e identidade do Paraná serão debatidos em seminário sobre patrimônio cultural 13/08/2024 - 12:01
Pesquisadores e especialistas vão participar do 2º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural – Perspectivas interdisciplinares sobre memória e identidade, que será realizado na quinta-feira (15) da semana que vem no auditório principal da Biblioteca Pública do Paraná. O evento é aberto e a inscrição é gratuita.
O seminário é promovido pela Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), ocorrerá das 8h30 às 17h30 e contará com de palestras e discussões sobre temas contemporâneos no campo do patrimônio cultural, com perspectivas interdisciplinares sobre memória e identidade no Paraná.
Entre os convidados estão pesquisadores, professores e lideranças comunitárias com extensas experiências em diferentes áreas do conhecimento, todas vinculadas direta ou indiretamente às questões relativas ao patrimônio cultural.
De acordo com Vinicio Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural da SEEC, o patrimônio cultural conecta as pessoas com suas raízes, histórias e tradições. “O seminário promove uma abordagem interdisciplinar reunindo historiadores, pedagogos, arquitetos, lideranças comunitárias e, entre outros, especialistas, para discutir, analisar e avaliar, pelas diferentes áreas do conhecimento, de que forma podem contribuir para a preservação e valorização desse patrimônio”, afirma.
Segundo a secretária de Estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, “este evento é de extrema importância para todo o nosso Estado, pois oferece uma oportunidade única de explorar a intersecção entre memória, identidade e o próprio patrimônio de maneira aprofundada e multidisciplinar”.
Confira abaixo a programação completa do evento:
8h30 – Cadastramento
9h00 – Abertura
9h30 – Apresentação da Cartilha do Patrimônio Cultural
Isadora Cristina Cardoso e Leonardo Paloco (CPC)
A Cartilha de Orientação do Patrimônio Cultural foi elaborada entre 2023 e 2024 pela equipe técnica da CPC, da Secretaria de Estado da Cultura. As informações reunidas no material visam apresentar algumas definições sobre o conceito de tombamento e os graus de proteção dos bens móveis e imóveis do Estado. Na apresentação para o Seminário, Isadora Cristina Cardoso e Leonardo Paloco, residentes de arquitetura da CPC, falarão sobre o conteúdo geral da cartilha e as atribuições da coordenação.
10h20 – Palestra 1: Reflorestando e conservando a floresta de Zág (Araucária)
Isabel Gakran e Carl Gakran
Sobre os palestrantes – Isabel e Carl Gakran são fundadores do Instituto Zág, organização que tem como foco o reflorestamento e a preservação dos saberes relacionados à árvore da araucária (Zág). O Instituto foi o vencedor brasileiro do 14.º Prêmio Equador e ganhou o direito de participar da Cúpula de Ambição Climática da ONU e da COP 28. A participação de Isabel e Carl no Seminário ressalta a importância da luta dos povos indígenas pela defesa de seus territórios e traz à tona a discussão acerca do papel do Brasil no âmbito das mudanças climáticas.
11h15 – Palestra 2: Preservação patrimonial na Amazônia: estratégias e desafios
Cláudia Helena Campos Nascimento
Sobre a palestrante – Cláudia Helena Campos Nascimento busca trazer um panorama nacional do patrimônio cultural, procurando descentralizar a discussão da arquitetura moderna, trazendo a perspectiva da região Norte do Brasil. Assim, é possível estabelecer ligações com as experiências paranaenses e proporcionar a troca de ideias e saberes. Cláudia é professora da Universidade Federal de Roraima, com ampla experiência profissional em órgãos públicos na área de arquitetura e patrimônio histórico e cultural.
14h00 – Palestra 3: Faxinais paranaenses: cultura e resistência
Dimas Gusso
Sobre o palestrante – Dimas Gusso é liderança comunitária, representante suplente dos faxinalenses no Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná (Cepct/PR) para o biênio 2024-2026 e possui um largo histórico na luta pelos direitos dos povos faxinalenses. Sua participação busca trazer uma perspectiva dos faxinais como patrimônio cultural do Paraná e os desafios que as comunidades enfrentam ao longo dos anos para manterem suas tradições vivas.
15h00 – Palestra 4: Patrimônio cultural negro no Paraná: entre o esquecimento e a lembrança
Delton Aparecido Felipe
Sobre o palestrante – Delton Aparecido Felipe é historiador, pedagogo, mestre e doutor em Educação, pós-doutor em História, Ativista Social, pesquisador, Pprofessor da Universidade Estadual de Maringá, pesquisador visitante da Escola de Direito da FGV (SP) e Secretário Executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Com um extenso currículo acadêmico e um grande nome da luta antirracista do Paraná. A palestra apresenta questões do patrimônio cultural a partir de perspectivas da da população negra no estado, de movimentos de resistência ao apagamento de memórias. Assim, procura-se fomentar o debate entre academia e gestão pública, de modo a incentivar ações e projetos de preservação da memória negra no Paraná.
16h00 – Mesa redonda: Inventários como instrumentos de preservação do patrimônio
Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues
Sobre a palestrante – Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues é arquiteta e urbanista, doutora pela FAUUSP. É professora na UEL, Vice presidente do COMPAC - Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural. Integrante das linhas de pesquisa Lógica do Espaço Terciário (FAUUSP), e Cidade e Movimento; pesquisadora-colaboradora do LABCOM – Laboratório de Comércio e Cidade da FAUUSP. A fala de Eloisa enriquecerá o evento com sua experiência em pesquisa e trabalho na área de preservação do patrimônio histórico cultural, com o levantamento cadastral de edificações e paisagens históricas sobretudo na cidade de Londrina, abordando a importância da inventariação para preservação de bens históricos.
17h30 – Café de encerramento
SERVIÇO
2.º Seminário Paranaense Do Patrimônio Cultural
Data: 15 de agosto (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 - Centro, Curitiba)
Entrada gratuita mediante inscrição prévia