ANTIGA PREFEITURA DE ALMIRANTE TAMANDARÉ

 

ANTIGA PREFEITURA DE ALMIRANTE TAMANDARÉ


Inscrição Tombo 119-II
Processo Número 01/93
Data da Inscrição: 25 de março de 1.994

Localização: Município: ALMIRANTE TAMANDARÉ
  Rua Coronel João Cândido de Oliveira N.º 268 - Centro
Proprietário: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré
   
 
Outras denominações  
 

HISTÓRICO

O edifício de um pavimento com sótão tem singelas características arquitetônicas, representando construções do início do século XX.
Construída em alvenaria de tijolos, esquadrias de madeira, janelas em guilhotina e uma varanda na parte superior frontal. Cobertura em duas águas, recoberta com telhas capa e canal, foi restaurada pelo município sob a assessoria técnica da CEPHA, hoje sedia a Casa de Cultura Municipal.
O povoado de Almirante Tamandaré iniciou por volta de 1631. Posteriormente, em 1680, garimpeiros paulistas vieram conquistar os sertões de Curitiba, entre eles estava o Capitão Salvador João Velho cujas pesquisas auríferas resultaram no Descoberto da Conceição, no Quarteirão da Conceição, distrito de Campo Magro. Após a decadência da mineração, famílias estabeleceram-se no local com uma agricultura de subsistência e criação de gado.
O Presidente da Província, Adolpho Lamenha Lins, em 10 de maio de 1875, por meio da lei n.º 438, criou a freguesia de Pacotuba que em 6 de setembro de 1888 passou à denominação de freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Cercado.
A Lei Provincial n.º 957 de 28 de outubro de 1889 a tornou vila independente da administração de Curitiba. O Decreto Estadual n.º 15, do dia 9 de janeiro de 1890, deu o nome de Almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira, à nova vila. Na mesma data o decreto n.º 16 estabeleceu a Câmara e empossou os primeiros governantes do município. O primeiro prefeito de Tamandaré foi João Alberto Munhoz que governou de 25/01/1890 a 19/06/1892).
Até 1912, quando iniciou-se o governo municipal do Sr. Prefeito Cel. João Cândido de Oliveira o município não tinha uma sede administrativa, de modo que os prefeitos anteriores utilizavam suas casas para tal fim. Assim foi até 26 de março de 1916 quando ocorreu a inauguração da edificação construída para sediar a Prefeitura de Almirante Tamandaré.


ver Livro

ver Fotos

 

Ver informações e conteúdo do LIVRO ESPIRAIS DO TEMPO

 

Recomendar esta página via e-mail: