Bibliografia Paranaense - Textos de Obras

Bibliografia para Conhecer o Paraná


Antônio Vieira dos Santos

Cronista clássico da metade do século XIX que compilou em ordem temática e cronológica documentos dos arquivos de Paranaguá.
Sabendo que Paranaguá já foi o centro administrativo de todo o Paraná, a leitura dos textos de Vieira sobre o litoral e primeiro planalto é representação de quase todo o Paraná colonizado até então.
Dos documentos históricos originais por ele compilados poucos restaram e, também por isso, os escritos de Vieira se tornaram fontes de pesquisa indispensáveis.

 

x

 

 

 

 

capa da publicação

 

 

 

 

 


Sebastião Paraná 

 

Sua obra abrange outra etapa do avanço lusitano. Ele trata em sua obra um território mais amplo que o litoral e o primeiro planalto a que Vieira se dedica mais intensamente.

Sebastião foi um dos pioneiros que, no final do século XIX e inicio do XX, tentou organizar um discurso sobre a história/identidade do Paraná independente e cerrado em suas fronteiras, justificando-as pelas várias expedições lusas de conquista do território.

O texto de Sebastião não conta uma história do Paraná como parte de outras  histórias, justamente por isso o trabalho dele é legitimamente um dos primeiros sobre a história do Paraná.

 

 

 

 

capa da publicação

contracapa da publicação

 

 

 

 

 

 


Romário Martins

Sucedeu Sebastião, em uma etapa mais recente da conquista e colonização do território paranaense.

Enquanto Sebastião fala de conquista territorial oficial, Romário Martins viu o Paraná ser colonizado e se tornar o grande produtor de café. Ele assistiu a expansão da fronteira agrícola do Estado para além do rio Tibagi.

Sua obra retoma autores que o antecederam no século XIX e atualiza informações para o século XX.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recomendar esta página via e-mail: