PONTE METÁLICA RIO NEGRO-MAFRA

 
 

Inscrição Tombo 127-II
Processo Número 03/96
Data da Inscrição: 10 de outubro de 2.000

 
Localização: Município: RIO NEGRO
  Divisa dos Municípios de Rio Negro/Pr e Mafra/SC – Área Central da Cidade
Proprietário:  
  Governo do Estado do Paraná
 
 
 

HISTÓRICO

Foi construída nos estaleiros da Compagnie Dyle et Baccalan, em Louvain, Bélgica, e levou apenas um ano para ser montada e entregue ao trânsito em 22 de novembro de 1896, no governo de José Pereira dos Santos Andrade. As medidas oficiais da ponte são as seguintes: 71,46m de comprimento, 7,00 de largura e 8,10m de altura, tendo custado aos cofres do Estado a quantia de 266 contos, 728 mil e 228 réis. Essas medidas são famosas, pois a ponte é mais curta que os taludes que margeiam o Rio Negro. Até hoje não se sabe ao certo qual a razão de tal erro. Alguns dizem que foi erro de engenharia, pois mediram a distância das margens pelo leito do rio, o que parece viável, pois o seu comprimento é exatamente o da largura do rio em época de seca. 

Outra versão folclórica, a qual deve ter surgido na ocasião da instalação da ponte, é a de que para a Bélgica foram enviadas medidas erradas. Essa versão folclórica apresenta a famosa história da troca das pontes. Segundo tal versão, a ponte que era para ser do Rio Negro foi enviada para um rio homônimo existente na África, e a de lá, mais curta, veio parar no Paraná. Não se sabe a verdade. Entretanto, mesmo sendo folclórica, os habitantes de Rio Negro e Mafra preferem acreditar na confusão da remessa, e não no equívoco da engenharia que poderia ter mandado as medidas erradas. 

Situada em área que é um marco histórico-geográfico de disputas territoriais e de desenvolvimento social e econômico, o tombamento confirma, pelo lado paranaense, o valor da ponte, ao reforçar a cooperação entre os estados justamente sobre um marco de antigos litígios, pois a ponte já é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura da Fundação Cultural do Estado de Santa Catarina.

 
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